Home ANIME 5 Animes para entender Depressão

5 Animes para entender Depressão

by Julia Dalcin

A 40tena bateu em você? Bateu em todos nós! Mas se você está em conflito com essas emoções eu separei para vocês 5 animes que vão ajudar vocês a entender melhor o que é a depressão. Aviso que os animes a seguir podem trazer gatilhos, então prossiga na leitura com cuidado. Fiquem seguros e acessem o Centro de Valorização a Vida: https://www.cvv.org.br/

Silent voice

Se você ainda não conhece essa obra de arte da Kyoto Animation está perdendo não só um anime com uma das histórias mais profundas, mas também uma animação linda em todos os sentidos.

Silent Voice (Koe no Katachi (聲の形 lit. “A Forma da Voz”) é um longa-metragem de uma adaptação do mangá de mesmo nome, que conta a história de Ishida, um jovem garoto que é, digamos assim, um pestinha na escola. Quando criança sempre implicava e arrumava briga com outras crianças. Então na sua sala chega uma garota transferida de outra escola, chamada Shouko Nishimiya, que é surda. Ela usa um aparelho de surdez, mas mesmo assim tem dificuldades para se comunicar. Ishida começa a implicar com a menina, arrancando seu aparelho de surdez e zombando da sua deficiência. Mesmo com tudo isso Shouko pede para que ele seja seu amigo, mas ele recusa seu pedido. Depois de muito sofrer a menina se muda de escola e quem passa a sofrer na escola é Ishida.

Com isso ele cresce se tornando um garoto isolado socialmente e acaba trocando de escolas também, com isso acaba reencontrando sua colega de salas surda. Depois de se tocar de tudo que fez Shouko passar, tenta reparar o ocorrido juntando dinheiro para pagar os aparelhos danificados e tenta aprender linguagem de sinais para se comunicar e se desculpar por tudo que fez.

O anime aborda o sentimento de isolamento social e depressão nas visões de Ishida e Shouko, de uma maneira muito simples e bem clara.

Orange

Esse anime me pegou desprevenida.

A história começa com Naho Takamiya uma estudante de ensino médio que no seu primeiro dia de aula recebe uma misteriosa carta que diz ser dela mesma, porém de 10 anos no futuro. A longa carta explica sobre ações que Naho deveria fazer diferente de como ela 10 anos no futuro tinha feito. E menina não acredita na carta e a ignora, mas depois de ir para o colégio e perceber os eventos iguais aos descritos na carta ela passa a acreditar que a carta veio sim do futuro.

Uma das coisas que chama mais a atenção de Naho é que a carta pede para que ela tome conta do aluno que chegaria transferido, Kakeru, que ela deveria tomar cuidado em todas as decisões que o envolveriam.

Ao longo do anime você vai entendendo que a carta, repleta de arrependimentos foi escrita por conta de Kakeru. Que seus amigos perceberam tarde de mais o que ele estava passando e que poderiam te-lo ajudado antes que ele tirasse a própria vida.

Colorful

Esse longa-metragem, conversa principalmente com os adolescentes de ensino médio e a pressão escolar que sofrem para entrar na faculdade. Mas claro que nenhum anime é assim tão simples. A história começa em uma espécie de estação de trem de almas, onde uma alma desperta e se da conta que está morta. Enquanto caminha para seu lugar no trem um garoto aparece, chamado PuraPura, o informando que ele era uma alma sortuda, ganhando a chance de voltar a terra em outro corpo. A alma não gosta da proposta, sem nenhuma memória da sua vida passada prefere seguir no trem, PuraPura insiste até conseguir convencer a alma. No caminho para reencarnação o rapaz explica que será reencarnado no corpo de um garoto de 14 anos chamado Makoto Kobayashi, que acabou de cometer Suicídio. PuraPura avisa que isso é apenas por 6 meses, que depois disso a alma entrará no ciclo de reencarnação, mas para isso ela precisa fazer uma série de pedidos, sendo um deles descobrir por que Makoto tirou sua própria vida. A alma descobre diversas coisas sobre a família do garoto, descobre que ele não tem amigos na escola e muitos outros segredos obscuros de seus colegas de classe.

Welcome to NHK

NHK se refere a emissora de tv, Nippon Hōsō Kyōkai, mas dentro da série se refere a Nippon Hikikomori Kyokai algo como “Associação Japonesa dos Hikikomori”, uma reivindicação do protagonista de uma conspiração feita pela NHK (emissora) para criar NHK (grupo do hikikomori). O tema principal é sobre a vida de um hikikomori, mas também explora muitos outros sub-temas japoneses como otaku, lolicon e suicídio na Internet.

Tatsuhiro Satō é o protagonista da história, que aos 22 anos, abandonou a Universidade Heisei Bunka, é um hikikomori e NEET (NEET vem de “Not in Education, Employment, or Training”, é o nome dado para pessoas que não estudam, não trabalham e só ficam trancados em seus apartamentos, muito comum no Japão). Acredita que o fato de estar desempregado é trabalho de uma conspiração da NHK (emissora) que deseja criar um NHK (grupo de hikikomori) do qual Satō faria parte. Ele vive em seu apartamento alugado, e é sustentado por seus pais, ele considera que tem alergia a responsabilidade por isso acaba criando esse medo em procurar um emprego. Sob a influência de seu vizinho, Kaoru Yamazaki , acabou se transformando em um otaku, lolicon, basicamente um nerd, e frequentemente ajuda Yamazaki na criação de um jogo erótico.

O anime (e o mangá em que é baseado), aborda o peso de ter que encontrar um trabalho, se sustentar, o início da vida adulta que acaba abalando não só nosso protagonista, mas também todos que se identificam nessa situação.

Esse drama psicológico toca na ferida de muitas pessoas que possuem dificuldade em conseguir se destacar profissionalmente, mesmo abordando o tema com pitadas de humor vai mexer com você.

Sangatsu no lion

O anime conta a história de Rei Kiriyama, um estudante de 17 anos de idade que é profissional em jogar shōgi, mais conhecido também como xadrez Japonês. O jovem Rei mora sozinho, em Tokyo. Seus pais e sua irmã mais nova morreram em um acidente de carro, por conta disso ele não se sentiu encaixado em sua família adotiva e por medo também afastou praticamente todos os amigos que tentaram se aproximar.

Durante o anime é possível ver a evolução de Rei como pessoa, ganhando maturidade e deixando que novas pessoas entrem na sua vida. Enquanto seu único objetivo de vida e focar no shōgi, que aprendeu através do pai de seu amigo após a perda de seus familiares.

Ele chegou no status de profissional de shōgi ainda no ensino fundamental, e no ensino médio se mudou para Tokyo para continuar perseguindo esse sonho. Chegando na cidade ele acaba fazendo novas amizades, com um trio de irmãs que moram com o avô, que pussem uma loja Wagashi (doces tradicionais japoneses). As 3 irmãs ficam determinadas em ajudar Rei nessa luta interna e no fato dele estar praticamente sozinho no mundo.

Related News

Leave a Comment

Esse website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Se você estiver Ok com isso, por favor clique em aceitar. Aceitar