Home Sem categoria Fortnite é retirado da Appstore e da Google Play

Fortnite é retirado da Appstore e da Google Play

by Natalia Lopes

A comunidade “Fortniter” acordou em choque ao perceber que o game não está mais disponível para download nas plataformas iOS e Android. Entenda o porquê!

Conheça o Fortnite

Pra quem não conhece, Fortnite é um game multiplayer online, desenvolvido pela Epic Games, que possui alguns modos diferentes de jogo como um Survival chamado SAVE THE WORLD (pay-to-play) e o modo multiplayer BATTLE ROYALE que é o grande sucesso do jogo.

Fortnite: vasculhe no local da lupa na tela de carregamento ...
Fonte imagem: Techtudo

No jogo é possível jogar uma partida sozinho, em duplas, trios, esquadrões com 4 pessoas ou até mesmo juntando vários amigos em uma sala e encarando o TUMULTO (modo de jogo onde 2 times de 50 pessoas batalham pra ver qual time elimina mais pessoas no menor tempo).

V-bucks – a moeda do jogo

Todas as compras efetuadas dentro do game são feitas em V-bucks, uma moeda virtual fictícia criada pela Epic Games que o jogador usa para comprar skins para seu personagem, passes de batalha (ticket virtual para acessar prêmios durante as temporadas do jogo), danças para comemorar suas vitórias e todos os outros componentes pagos do game.

Ainnnn, tô feliz | Fortnite Brasil Amino
Fonte imagem: Amino-Apps

E é exatamente aqui que entra o motivo da retirada do game das stores dos aparelhos android e iOS.

Appstore e Google Play x Epic Games

Todas as compras realizadas dentro do game são taxadas pelas lojas virtuais, o que faz com que o jogador pague mais caro em seus v-bucks. A Epic Games desenvolveu um sistema de pagamento pelo próprio servidor que isenta o comprador dessa taxa cobrada pelas lojas virtuais e assim, conseguiu baixar o preço dos seus v-bucks para os jogadores.

O problema é que as lojas virtuais, em retaliação, baniram o game do seu catálogo, o que pode render um grande prejuízo para a Epic, quando aproximadamente 1 bilhão de jogadores perderem acesso às atualizações do jogo (as quais não poderão mais ser baixadas, principalmente no sistema iOS).

A Epic games lançou uma campanha online: #FREEFORTNITE para incentivar a volta do game às lojas e entrou com um processo contra a Apple alegando que “A Epic não busca compensação financeira desta corte pelos prejuízos que sofreu, nem pede tratamento preferencial para si mesma, uma empresa única. Em vez disso, a Epic pede uma medida cautelar que permita a competição justa nesses dois mercados [a App Store e o sistema de In-App Purchases] que afetam diretamente centenas de milhões de consumidores e dezenas de milhares, senão mais, de desenvolvedores.”

A Epic games também lançou um comercial no qual faz referência clara à campanha da própria Apple em 1984 contra o monopólio da IBM que existia

Comercial da Apple para lançamento do Macintosh na qual a empresa critica o monopólio da IBM, usando a imagem de uma sociedade distópica e autoritária
Vídeo lançado pela Epic, em referência ao comercial de 1984 da Apple

Em nota ao portal The Verge, a Apple diz que apesar dos grandes ganhos que a Epic Games ofereceu à Appstore, ela “não está livre de punições envolvendo as diretrizes da loja, visto que tanto ela como desenvolvedores menores concordaram com as regras estabelecidas inicialmente. A fabricante também informou que buscará conversar com a Epic para tentar resolver a situação e colocar o Fortnite novamente na App Store

A Google ainda não se pronunciou sobre a retirada do game da Google Play, mas os usuários android ainda conseguem baixar o game via APK ou, no caso dos portadores de aparelhos Samsung, pela Samsung store.

E aí, qual será o final dessa história? Será que a Epic e as lojas virtuais conseguirão um acordo? O que você acha disso?

Related News

Leave a Comment

Esse website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Se você estiver Ok com isso, por favor clique em aceitar. Aceitar