Home LIVROS Resenha: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, de Suzanne Collins

Resenha: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, de Suzanne Collins

by Luisa Ortiz

ALERTA DE SPOILERS. Você foi avisado. Que a sorte esteja a seu favor.

Desde que o título maravilhoso do novo livro de Jogos Vorazes foi anunciado – e até um pouco antes disso – os fãs da saga estavam ansiosos para saber mais do plot e, agora, com o lançamento, a obra já é um inegável best-seller, tendo superado a crise pela qual passamos e vendido mais de 500 mil cópias em uma semana nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, o lançamento ocorreu no último dia 19, e é claro que eu, como boa devoradora de livros e fã do universo que sou, não consegui largar dele até alcançar a temida frase em negrito do “fim”, e trago hoje uma resenha para você que está curioso e quer ter um gostinho da história antes de ler.

Editora Rocco – Todos os direitos reservados

O PLOT

Em A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, nós acompanhamos o Presidente Snow décadas antes de, de fato, se tornar presidente, quando ele tinha apenas dezoito anos. O estudante Coriolanus Snow (pois é, nome complicadinho), tentando se destacar na Academia – a escola para os filhos da elite da Capital – e conseguir um meio de pagar a Universidade, é um dos 24 jovens escolhidos para serem os primeiros mentores nos Jogos Vorazes. Coryo (apelido carinhoso) pretende chamar a atenção, fazendo aliados através de seu charme e senso estratégico – que foi o que mantiveram vivo até agora -, mas um pequeno empecilho ocorre: a ele não é designado um tributo forte e desejado, como imaginou, mas sim uma mirrada garota de dezesseis anos do Distrito 12, o mais pobre e limitado de todos os distritos.

Apesar de aparentemente inofensiva, a jovem Lucy Gray Baird não é nada boba. Desde a sua primeira aparição no dia da Colheita, ela se evidencia com a atitude forte e sua voz, cantando e atraindo simpatia, sendo logo vista como uma competidora interessante e ousada. Coriolanus, que se aproxima da garota cada vez mais, agora acha que realmente eles têm uma chance de ganhar.

Mas, ao mesmo passo que a esperança surge nos dois jovens, eles sabem que na Arena as coisas serão bem diferentes e, então, Coriolanus começa a questionar seus limites e driblar as regras para que Lucy sobreviva custe o que custar, colocando-os numa série de aventuras, imprevistos e reviravoltas que vão muito além das ilusões e perigos dos Jogos.

Lionsgate – Todos os direitos reservados

Em “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” nós temos uma perspectiva diferente dos Jogos Vorazes, da Capital e até mesmo de Panem como um todo, pois não estamos dentro da arena com Lucy, mas sim vendo tudo pelos olhos de Snow, como um telespectador, um maquinador. Nós vemos que a Capital também sofreu com a guerra, pessoas também passaram fome e, mesmo saídos vitoriosos há anos, os cidadãos ainda sofrem os efeitos do conflito (uma prova disso é que Coriolanus é quase tão pobre quanto as pessoas nos distritos). Nós também vemos o legado que os primeiros mentores inseriram nos Jogos, que passaram de algo ignorado e com pouca audiência a um dos maiores eventos da sociedade; como surgiu a ideia dos patrocinadores, de apostas, de prêmios, a origem de algumas músicas conhecidas e etc.

Para mim, talvez o mais chocante tenha sido acompanhar a evolução do personagem de Coriolanus Snow, que no começo é envolvente, carismático e nos seduz e, mesmo notando que sua ambição e seu desejo de poder beiram (e ultrapassam) o antiético, você começa a torcer por ele e torcer que ele vá tomar as decisões corretas. Mas… será que ele toma? O que é correto, afinal?

Bom, pra isso você terá que ler o livro, o que eu recomendo demais!

Espero que tenham gostado da resenha. Você consegue adquirir o livro Aqui.

(Desculpa, eu não consegui evitar.)

Fique ligado no site para mais resenhas e notícias sobre a cultura pop! 🙂

Related News

1 comment

Avatar
Vinicius M. 22 de Junho, 2020 - 17:32

Seus textos desperta-me o desejo de cortejar tamanha sapiência.

Reply

Leave a Comment

Esse website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Se você estiver Ok com isso, por favor clique em aceitar. Aceitar