Home COMICS Personagens LGBTQs nos quadrinhos

Personagens LGBTQs nos quadrinhos

by Igor Duarte

No último dia 17 de maio, foi celebrado o dia mundial da luta contra a LGBTQfobia, pois nesse dia no ano de 1990 o até então homossexualismo foi tirado da lista de transtornos mentais da OMS, deixando assim de ser considerado uma doença e sendo adotado oficialmente o termo homossexualidade.

E como em toda comunidade diversa, os nossos heróis não poderiam fugir dessa luta, até porque muitos deles também fazem parte dela e alguns passam pelo medo da aceitação e rejeição assim como muitos LGBTQs na vida real. Apesar de ainda causar algumas discussões na comunidade geek, a revelação de que certo personagem se descobriu ou já é LGBTQ vem se tornando cada vez mais frequente justamente para mostrar que todo mundo merece ser representado e estar em todos os lugares.

Você pode conferir abaixo alguns personagens dos quadrinhos (Marvel e DC) que são parte da comunidade LGBTQ:

Homem de Gelo

Imagem: Marvel Comics

Bobby Drake é um dos cinco integrantes originais dos X-Men, sendo um dos poucos mutantes de poder nível ômega na Marvel. A questão da sexualidade de Bobby nos quadrinhos pode ser considerado até um pouco traumático, pois o personagem foi “tirado do armário” em 2015, quando Jean Grey leu sua mente. Tanto Jean quanto Bobby eram suas versões jovens que estavam deslocadas no tempo. Mas um tempo depois a versão mais velha (atual) do homem de gelo também assumiu para si mesmo seu interesse por homens e decidiu ter uma conversa sobre o assunto com seus amigos, família e ex-namoradas.

Mística

Imagem: Marvel Comics

Com a habilidade de se transformar em qualquer pessoa que quiser, mais uma mutante na lista, Raven Darkholme integra lista dos personagens bissexuais. Entre seus relacionamentos podemos citar Wolverine e Deadpool, mas o grande amor de sua vida é mesmo Irene Adler, a Sina. Foi ao lado de Irene que Raven criou sua filha adotiva: Vampira.

Estrela Polar

Imagem: Marvel Comics

Jean-Paul Beaubier é membro da Tropa Alfa e foi o primeiro herói assumidamente gay dos quadrinhos mainstream no início dos anos 90 (fato que ele assumiu durante uma entrevista), além de protagonizar o primeiro casamento gay nos quadrinhos da Marvel, ao lado do seu então namorado Kyle Jinadu.

Batwoman

Imagem: DC Comics

A personagem de Kate Kane atualmente é uma das principais representantes da comunidade LGBTQ na cultura pop, além dos quadrinhos uma série de TV baseada na personagem é exibida pela CW. A personagem era uma militar excepcional, mas deixou as forças armadas após decidir que não mais esconderia sua sexualidade, já que havia uma lei que proibi militares de serem abertamente gays. Após sua saída, Kate se tornou a vigilante que é, teve um relacionamento com Reneé Montoya e protagonizou o primeiro pedido de casamento lésbico dos quadrinhos ao fazer o pedido à sua namorada Maggie Sawyer.

Apolo e Meia-Noite

Imagem: DC Comics

Apolo e Meia-Noite, surgiram na série StormWatch,e podemos dizer a grosso modo que são versões de dois personagens muito conhecidos do público: Batman e Superman. Meia-Noite porém é uma versão bem mais agressiva (que até mata) do Batman. O casal funciona muito bem, um sendo quase como o contra ponto do outro. Apolo e Meia-Noite são casados desde suas primeiras aparições nos quadrinhos.

Hera Venenosa

Imagem: DC Comics

A Dr. Pamela Lillian Isley, é uma das personagens mais conhecidas não só do universo do Batman, mas como de toda a DC. A cientista especializada em botânica apareceu pela primeira vez em ‘Batman #181’ e é uma das vilãs mais duradouras do homem morcego. Na HQ ‘Injustice 2’ foi confirmado que Hera Venenosa e Arlequina se casaram, já que durante o casamento de Orca e Crocodilo, Hera resolveu contar do seu casório em Las Vegas.

Ah, e uma dica que devemos levar para a vida toda: respeite o seu próximo! A diversidade existe e deve ser respeitada sempre.

Related News

Leave a Comment

Esse website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Se você estiver Ok com isso, por favor clique em aceitar. Aceitar