Home ANIME 5 Animes com Protagonistas Femininas Fortes

5 Animes com Protagonistas Femininas Fortes

by Julia Dalcin

Animes fazem parte de uma cultura muito diferente da nossa, e a maioria das mulheres (e meninas) são descritas como algo frágil na maioria dos animes. Mas existem personagens femininas muito fortes que podemos nos espelhar, e que particularmente me influenciaram muito.

Viagem de Chihiro (Spirited Away)

Sen to Chihiro no Kamikakushi – 2001

Foi extremamente difícil escolher um único filme dos Studio Ghibli para entrar nessa lista, afinal todos eles tem protagonistas femininas muito fortes e independentes. O próprio Hayao Miyazaki, co-fundador do Studio Ghibli, disse em uma entrevista em 2013:

“Many of my movies have strong female leads- brave, self-sufficient girls that don’t think twice about fighting for what they believe with all their heart. They’ll need a friend, or a supporter, but never a savior. Any woman is just as capable of being a hero as any man.”

“Muitos dos meus filmes têm garotas fortes, corajosas e auto-suficientes que não pensam duas vezes em lutar pelo que acreditam de todo o seu coração. Elas precisarão de um amigo ou apoiador, mas nunca de um salvador. Qualquer mulher é tão capaz de ser um herói quanto qualquer homem.”

Sendo assim, fica a minha recomendação de praticamente qualquer filme desse estúdio maravilhoso. Mas estamos aqui para falar de Viagem de Chihiro e porque foi um dos meus escolhidos.

O filme de 2001 gira a história em torno da nossa protagonista Chihiro, de apenas 10 anos de idade, que está de mudança para outra cidade com seus pais. No meio do caminho seu pai resolve pegar um atalho e acaba chegando em uma cidade onde uma festival parece estar acontecendo. Chihiro assustada pede para irem embora porém seus pais param em uma tenda para comer.

De tanto comer seus pais começam a se transformar em porcos pelo o feitiço da comida. Chihiro desesperada tenta sair da cidade mas o caminho de volta se tornou um lago.

Correndo para buscar ajuda Chihiro encontra com um rapaz que aparente ter sua idade que a leva para uma casa de banho para arrumar um trabalho, dizendo que a bruxa dona da casa de banho poderia ajuda-la.

Para não entrar em Spoilers manterei o plot até aqui. A evolução de Chihiro através do filme é impressionante, deixando de ser uma criança assustada e quase desistindo de tudo, para uma mulher que luta pelo o que acredita.

Chihayafuru

Chihayafuru – 2018

Anime de 2011, com sua terceira temporada lançada no final de 2019, baseado no mangá de 2007 (ainda em publicação), Chihayafuru conta não só a história da nossa protagonista Chihaya e sim de um pedaço da cultura japonesa.

Chihaya é uma aluna de ensino médio que joga Karuta desde criança. Explicando resumidamente, Karuta é um jogo de cartas Japonês baseado na leitura de Poemas, onde os oponentes com precisão e velocidade pegam as cartas lidas. Quem conseguir pegar todas as cartas no seu “campo” primeiro, vence.

Karuta é praticamente desconhecido fora do Japão, e por ser um costume antigo está se perdendo ao longo dos anos, ou estava, até o mangá de Chihayafuru aparecer.

Mas o motivo principal de Chihaya estar nessa lista é principalmente pela sua perseverança e força de vontade. É nítida a evolução da personagem ao longo do anime através das temporadas, sua sede de sempre querer aprender mais, sua humildade na hora de ensinar e empolgar os outros colegas. Karuta é um jogo competitivo, mas essa competitividade não abala Chihaya, muito pelo contrário, ela encara isso com uma leveza e anseia por jogar com jogadores cada vez mais fortes, assim podendo aprender com eles. E eles também aprendem com a Chihaya.

Apesar de existir um romance que sonda o anime, é interessante ver que esse romance vem por parte dos personagens masculinos. Enquanto Chihaya está focada nos seus objetivos no Karuta. Seu objetivo de ser a melhor jogadora de Karuta do mundo.

Ghost in the Shell

Ghost in the Shell – 1995

Antes de ficar um pouco mais conhecido com a sua adaptação em live action, protagonizado por Scarlett Johansson, a franquia de animes e mangás já havia muitos fãs pelo mundo.

A história se passa em 2029 em um futuro cyberpunk onde boa parte da população possui implantes cybernéticos e praticamente tudo está conectado a rede de internet. Nossa personagem principal é Motoko Kusanagi, mais conhecida como Major. Motoko é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, onde é responsável por combater crimes.

Major diferente das demais pessoas não possui apenas algumas partes cybernéticas, e sim quase 100% do seu corpo é robótico. Ela foi reconstruída por conta de um acidente no passado.

O mangá teve diversas adaptações tanto quanto para série de animes e filmes. Recomendo começar pelos filmes.

Major Motoko além de ser extremamente competente em sua profissão, também trava muitas lutas internas para descobrir onde ela se encaixa nessa sociedade, por saber que tem um corpo diferente.

Ao longo dos filmes você acompanha Motoko através dessa jornada de conhecimento interno enquanto ainda tendo que lidar com os crimes da cidade.

A Place Further than the Universe

Sora yori mo Tōi Basho – 2018

Com esse anime não vou falar de apenas uma protagonista incrível, e sim 4 meninas maravilhosas!

O anime conta a história de Mari Tamaki uma estudante do segundo ano do colegial que deseja aproveitar o máximo da sua juventude, mas ela sempre foi muito medrosa de tudo. E um dia indo para a escola ela encontra Shirase Kobuchizawa, uma menina que está juntando dinheiro para ir para a Antártida, onde sua mãe desapareceu a 3 anos e ela acredita que ela ainda está viva e quer ir procura-la.

Ao longo do anime mais duas amigas se juntam Hinata Miyake, que trabalha em uma loja de conveniência, e Yuzuki Shiraishi, que é uma atriz que faz muitas viagens a trabalho e acaba não tendo muitas amigas. Elas se juntam e partem para sua expedição para a Antártida.

Ao longo da história você vai conhecendo mais e mais as 4 meninas e vendo o motivo dessa viagem ser tão importante para cada uma delas.

Um anime de aquecer o coração, que te enche de coragem e esperanças. Da vontade de levantar de onde você estiver e correr atrás do o que você acredita.

Crianças Lobo (Wolf Children)

Ōkami Kodomo no Ame to Yuki – 2012

A história se passa em Tokyo no Japão, em tempos atuais, nossa protagonista Hana durante a faculdade se apaixona por um rapaz misterioso, depois de um tempo ele revela que ele pode se transformar em um lobo.

Eles seguem com a relação e acabam tendo dois filhos, uma menina, Yuki e um menino, Ame. Enquanto ainda bebês o pai sai para uma noite de caça e acaba sendo morto acidentalmente.

Então Hana precisa criar seus filhos sozinha, mas elas não são crianças normais, são crianças que herdaram a habilidade do pai de se transformar em lobo. Assim os filhos de Hana tem manhas de crianças comuns, mas também a necessidades de lobos e ela tem que aprender e adaptar sua rotina a cuidar dos filhos sozinhas.

As crianças não conseguem ainda segurar suas formas de lobo e tem que esconder da sociedade suas características, como rabo e orelhas.

O longa metragem mostra a jornada não só da mãe mas também das crianças aprendendo sozinhas a lidar com diversas situações.

Uma história que com certeza vai emocionar até o mais gelado dos corações. Hana traz uma história de luta e superação.

Related News

Leave a Comment

Esse website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Se você estiver Ok com isso, por favor clique em aceitar. Aceitar